Após Pernambuco ultrapassar 100 casos do novo coronavírus nesta quinta (2), os secretários de saúde de Pernambuco, André Longo, e do Recife, Jailson Correia, afirmaram que é provável haver um número ainda maior de confirmações nas próximas semanas e que há 19 óbitos suspeitos em investigação no estado. Segundo o infectologista Demétrius Montenegro, os sintomas leves, como dor de garganta, não devem ser ignorados pela população.

“No momento epidemiológico em que estamos vivendo, qualquer tipo de sintoma clínico pode ser a Covid-19. É extremamente importante não desprezar qualquer tipo de sintomatologia”, afirmou Montenegro durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta (2).

De acordo com o médico, a recomendação é de que é preciso observar o agravamento dos sintomas para, caso isso aconteça, procurar atendimento médico.

“Numa situação de sintomas leves, a pessoa deve manter-se em casa. Se a pessoa perceber que está evoluindo para piora clínica, principalmente febre que dura dois ou três dias, deve procurar uma unidade de saúde”, disse.